GRANDE TRAVESSIA GRAVEL

Off the Road - Into the Wildscapes [Etapa 5]

Etapa circular a partir de Mértola ao longo da margem esquerda do rio Guadiana, pedalando pelo Parque Natural e pelo património mineiro das antigas Minas de São Domingos. Aqui, a paisagem torna-se um cenário de um filme de ficção científica: estranhos edifícios em colapso e lagoas de água (tóxica) amarela, vermelha ou roxa.

Mas a Mina de São Domingos tem mais para oferecer, nos dias quentes, dê um mergulho na Tapada Grande, um lago construído para dar apoio à mina e que é, agora, uma praia de água doce de bandeira azul.

Nesta zona, a rota sobrepõe-se à GR 15, uma grande rota que acompanha o Guadiana de Mértola a Vila Real de Santo António.

Distance
60,9 km

Duration
4:50 h

Ascendent
705 m

Descendent
705 km

Highest point
207 m

Lowest point
12 m

Partindo de Mértola atravesse a ponte para a margem esquerda do Guadiana tomando a direção das Minas de São Domingos. Após uma subida inicial mais difícil, as estradas de asfalto e terra tornar-se-ão mais fluidas e em perfeita harmonia com a paisagem.

Siga as placas em direção ao Pomarão, lugar junto ao rio onde existiu um porto onde era descarregado o minério.

Suba em direção a Santana de Cambas e às Minas de São Domingos. Encontrará a antiga ferrovia desativada e a paisagem natural começará a dar lugar às áreas de extração mineira, com suas cores e contrastes por vezes surreais.

Depois de explorar o património mineiro regressa a Mértola para fechar a etapa junto ao rio Guadiana.

O que visitar

Porto Fluvial de Pomarão

O porto do Rio Pomarão foi inaugurado em 1859 após a abertura das minas de São Domingos. / Localiza-se 40 km a montante da foz de Guadiana, na confluência com o rio Chança, permitindo a atracagem de centenas de navios que traziam materiais e equipamentos para a mina e levavam o minério. / Existia também uma ferrovia que ligava o Pomarão até às zonas de mineração e aos demais locais do complexo industrial. / Hoje, no pequeno ancoradouro, é possível encontrar embarcações de recreio que aqui param para aproveitar a paisagem.

Achada do Gamo

A Achada do Gamo foi o centro metalúrgico de processamento dos minérios extraídos, destacando-se os fornos de grandes dimensões. O local hoje está deserto e a paisagem adquire aqui um ar cinematográfico de cenário apocalíptico.

Malacate – Mines of São Domingos

O veio de cabrestante número 6, construído em ferro e madeira, foi construído para drenar a água da mina do 150º andar, o que permitiu condições de trabalho a seco na mina. Através de um sistema de bombeamento, a água foi transportada em enormes caudros puxados por uma turbina eléctrica, em movimento de escala, após ter sido canalizada para um reservatório construído ao lado das galerias da mina. Hoje é possível caminhar à volta do local para compreender melhor o seu funcionamento

Praia fluvial da Tapada Grande

A Praia Fluvial da Mina de São Domingos existe desde o ano 2000 e está instalada na Tapada Grande. Esta é a maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa Mason & Barry durante o século XIX para fornecer água para o processamento de minerais. Hoje é uma área requalificada para recreio e lazer, possuindo estacionamento, bar, instalações sanitárias e vigilância durante a época balnear.

 

Experiências Portugal Wildscapes