Desculpe, este conteúdo só está disponível em Inglês (Eua).

Esta manhã a Portugal Wildscapes acompanhou a devolução à natureza de uma águia-imperial-ibérica, em Alcaria Ruiva, concelho de Mértola. Antes de ser libertada, foi-lhe instalado um emissor de GPS financiado pelo Fundo de Conservação Portugal Wildscapes.

Esta águia-imperial-ibérica foi encontrada no início de Março em Moura com 14 chumbos, em mau estado. Durante dois meses e meio teve uma recuperação impressionante, graças aos esforços da equipa do Centro de Recuperação de Animais Silvestres em Lisboa, LXCras da Câmara Municipal de Lisboa .

Numa parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – Parque Natural do Vale do Guadiana, a Portugal Wildscapes está a contribuir para o estudo da espécie. Foi-lhe instalado um datalogger que emite em tempo real a sua posição geográfica, permitindo aos técnicos do ICNF, acompanhar os seus movimentos e assim analisar hábitos de dispersão.

Uma medida de conservação importante que permite aprofundar o conhecimento sobre a ecologia da espécie e também detectar a morte dos indivíduos precocemente (e assim poder identificar a causa e evitar outras perdas).

Esta é a segunda águia-imperial-ibérica libertada com um emissor gps financiado pelo Fundo de Conservação Portugal Wildscapes.

Em breve vamos dar notícias sobre a localização da outra águia-imperial-ibérica libertada!

Saiba mais sobre o projeto de conservação para as águias-imperiais-ibéricas e outras iniciativas apoiadas pela Portugal Wildscapes.